[Fúria: blog sobre games] A importância do conhecimento ao escrever sobre games(por Ritinha)

Bom dia, hoje ao tomar meu café me deparei com algo inusitado.

…bem, deixe-me introduzi-los ao meu hábito matinal. Todos os dias pela manhã, leio alguma coisa enquanto consumo meu desjejum.
Hoje a revista escolhida foi a Veja – edição 2265, folheei a revista em busca de alguma matéria interessante e rápida e eis que me deparo com a seguinte matéria:

De autoria de Daniela Macedo e Gabriella Sandoval, a matéria é interessante e fala sobre a contribuição dos videogames no desenvolvimento e manutenção das funções cognitivas. Interessante, visto que além de eu ser uma fã de videogames, tenho pais com mais de 70 anos e um bom argumento para jogar, e estimular outros a jogar videogame são os tais benefícios descritos na matéria da Veja.

Sem a intenção de reproduzir a matéria, abaixo há 2 imagens das duas primeiras páginas da matéria. Percebam que o texto é bem dinâmico e construidos como tópico, onde há a sugestão de jogos para categorias como Coordenação Motora, Equilíbrio, Memória e assim por diante. Os consoles (aparelho de videogame) mencionados na matéria são: Playstation (não há distinção sobre qual Playstation – 1,2 ou 3), Xbox 360 e Wii, além da menção a jogos de PC (computador).

Quem conhece a revista Veja, sabe que a sessão Guia Veja é fixa e cada semana trata de algum tema para ser aplicado no dia a dia, focado na qualidade de vida.

Há dois detalhes interessantes nesta matéria. Um deles já comentado, o fato de não ser citado para qual Playstation o game destina-se. Parece óbvio para quem “sempre” joga videogame que as reportes referem-se ao Playstation 3, mas para pessoas que não tem contato diário ou conhecimento sobre videogames, dificilmente irá saber para qual versão do Playstation.

Mas apreciadores dos videogames antigos, como eu, também devem ter reparado em um detalhe – gritante na minha opinião, a imagem que ilustra tal matéria é a de um casal, aparentemente da terceira idade, que empunham um controle de Mega Drive (!). Isso mesmo amiguinhos, o Mega Drive, (Sega Genesis, nos EUA) volta a cena e é coadjuvante indireto na matéria Games para avós – da revista VEJA de 18 de abril de 2012.

A imagem pertence ao site Shutterstock e provavelmente, a revista Veja obteve o direito de uso da imagem.

Agora é o momento de reflexão …

Na matéria não é citado nenhum game de Mega Drive, nem ao menos de 16bits. Aliás, todos os consoles citados abandonaram os controles com fio há tempos, mas mesmo assim as pessoas responsáveis pela matéria fizeram uso de tal imagem, será mesmo que quem escreveu a matéria fez uma revisão, ou quem diagramou sabia o que estava diagramando.

No mesmo site encontrei uma imagem que se fosse utilizada não causaria tal estranheza, não haveria um equivoco de imagem e mensagem. Vejam:

Arrow Bem, não quero soar detalhista ou piegas, mas detalhes como estes ainda transparecem um certo amadorismo por parte dos jornalistas que escrevem sobre videogame em publicações que não são voltadas ao nicho gamer.

Textos e imagens por Ritinha

Sobre el fúria

Fundei meu primeiro blog em julho de 2010 onde trazia memórias sobre games antigos e também comentava algumas novidades. Em maio de 2011 fui convidado para ser colunista esportivo no Futebol Alegria e Debate e participei de projetos como Round ONE, Vg & Etc., Revista Retrogames Brasil, mídias para videogames novos e antigos e também o Portal QuadNation, um site de cultura pop onde bloguei sobre filmes, séries, livros e quadrinhos.
Esse post foi publicado em Portal Retrogames Brasil. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário