MINI GAMES – Ação e aventura na palma da mão

Há, muito tempo, quando o videogame era apenas os telejogos, onde uma bolinha ficava pulando de um lado para o outro, já se viam nas mãos de muita gente os minijogos. Havia até os jogos em relógios. Era comum estarmos dentro de um ônibus e encontrar uma pessoa apertando insistentemente os botões do relógio, não para ver o dia ou as horas, mas para ganhar pontos.

Hoje, os minigames estyão de volta e com força total. Não, não são os portáteis como Game Boy, Game Gear, Linx e outros. São míni mesmo, daqueles que até câmelos vendem nas esquinas. Mas, para garantir a qualidade desses “joguinhos”, a Tec toy lançou três séries de minigames para gamemaníaco nenhum botar defeito. Muito pelo contrário. Assim como os portáteis já citados que vem fazendo sucesso, pois podem ser levados para todos os cantos, esses minigames também têm as mesmas vantagens.

Os minigames da série Master são os mais procurados. O “Master” no nome não está por acaso. São jogos já existentes para o sistema Master System e que agora cabem no bolso. Um dos destaques é o jogo “Mega Man 3″ . Pode parecer estranho, já que esse título foi lançado para o game doméstico pela Nintendo, mas a Tec Toy também possui os direitos do jogo produzido pela Capcom, a Softhouse. Há ainda dois títulos muito bons: “Pit Fighter”, um jogo de luta onde o jogador utiliza golpes incríveis, e “Street Fighter”, uma batalha interplanetária com muita ação. Os mais chegados em esportes têm com o que se divertir. Os jogos da série Sports são interessantes e , com exceção do “Hard Drivin”, uma corrida de automóvel parecida com outros jogos, há títulos cujos esportes não são nada comuns. “Skeet Shoot”, por exemplo, é um jogo de tiro, mas (quem diria?) o alvo são pratos voadores. Muito Legal! Já ”Speed Boat” é uma competição de barcos, onde todo cuidado é pouco. Se não prestar atenção, o jogador pode cair do barco e perde a posição.

Mas a grande novidade, sem dúvida, são os minigames infanto-juvenis. De um acordo feito entre Tec Toy e os estúdios Maurício de Souza, foram lançados dois jogos com os personagens mais famosos do Maurício. Num deles, Cebolinha participa de uma luta com o Capitão Sujo. No outro, Cebolinha e Cascão estão juntos, infernizando a vida da Mônica. Eles roubaram o coelho Sansão da garota, e o jogador deve ajudá-la a recuperar o dentuço.

São ao todo 33 títulos de minigames, todos divertidos e com muita aventura. O charme desses jogos é que foi colocado um fundo com cores na tela. É claro que não tem nada a ver com a tela do Game Gear, com mais de três mil cores, mas até que eles passam a impressão de game colorido. Uma sacada muito inteligente.


(Matéria publicada na Revista GAMES – encarte especial da revista CINEVÍDEO – ano 1988)

Nota Pessoal – 24/06/2011

Os minigames da Série Master foram produzidos oficialmente no Brasil pela Tec Toy de 1988 até 1996 com relativo sucesso. A empresa brasileira era licenciada para produzir em nosso país todos os títulos da empresa americana TIGER. A adaptação de alguns jogos a temas locais era uma prática comum da empresa nacional. Outras emprsas como Casio e Nintendo também tinham sua série de minigames, os da última são os mais conhecidos , atualmente os mais valorizados do mercado, os minigames da série Game & Watch.

Numa época em que eu não tinha videogame e a inflação “matava” o dinheiro do meu pai, mamãe, pra me fazer feliz, alugava estes minigames na locadora Spring em Guarulhos. Era o máximo jogar Altered Beast ou Shinob, jogos que eu via nos comerciais e programas da televisão e se não fosse a locação de minigames não seria possível eu vivenciá-los na época. A imaginação era o grande trunfo do jogador. Conduzir o personagens por “fases” e desafios nunca antes imaginados por mim, era fantástico. Bons tempos que não voltam mais!!

Retirado #RetrogamesBrasil

 

Sobre el fúria

Fundei meu primeiro blog em julho de 2010 onde trazia memórias sobre games antigos e também comentava algumas novidades. Em maio de 2011 fui convidado para ser colunista esportivo no Futebol Alegria e Debate e participei de projetos como Round ONE, Vg & Etc., Revista Retrogames Brasil, mídias para videogames novos e antigos e também o Portal QuadNation, um site de cultura pop onde bloguei sobre filmes, séries, livros e quadrinhos.
Esse post foi publicado em Outros post's. Bookmark o link permanente.

3 respostas para MINI GAMES – Ação e aventura na palma da mão

  1. Natanael disse:

    Olá Amigo, você aindda tem algum desses mini games?
    Qualquer coisa entre em contato!
    Meu E-mail:
    natan.allen@gmail.com
    Grato e até mais!!!

  2. ReWnet disse:

    e aí Henriqueeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

Deixe um comentário