Esportes e games – lado a lado

Esportes e games estão se juntando cada vez mais, seja na melhor interatividade com os esportes no Nintendo Wii, seja gráficos de cair o queixo no Playstation 3 e no Xbox 360… Ou, pelo saudosismo e os games fantásticos dos anos 90.

Lembro até hoje, naquela época – 98/99 – eu olhava para o game World Wide Soccer 97, para o console Sega Saturn e ficava babando que nem besta. Era algo incrível: gráficos 3D, movimentos reais, dribles, tinha até o juiz para aplicar os cartões no jogador… Simplesmente fantástico! Voltava para casa, e lá estava meu querido Mega Drive, velho de guerra, com seu Sega Soccer numa fitinha com 10 jogos (coletânea boa pra caramba: Columns, Golden Axe, The Revenge of Shinobi, Streets of Rage, Flick, California Games, Super Monaco GP e Super Hang On) e tinha que me contentar com o simples e singelo game de futebol que tinha.

Divertia-me demais, afinal, naquela época o que importava nos games era a diversão… E não os gráficos, jogatina online, fazer download dos games pelo próprio console, etc. Após isso ia jogar Super Mônaco GP, grande game de Fórmula 1, eu ficava impressionado com os rostos dos corredores, apareciam bem desenhados na hora de escolher um rival para a corrida, caso você ganhasse do rival, ele até pediria para trocar de equipe com você… Óbvio que seria um baita mau negócio às vezes hehehe. Cansado da Fórmula 1, ia para Moto GP… O grande Super Hang On.

Um jogo fantástico, dava até para você comprar peças novas para sua máquina no decorrer do game, arrumava mecânico, patrocinador entre muitas outras coisas legais. Corria e cruzava por todos os continentes, em longas e difíceis corridas. Cansado da vida veloz, ia para algo mais suave… Que tal a Califórnia? Isso mesmo, o California Games tava soltando faíscas! Você podia ser um skatista, que tal? Ou fazer embaixadinhas com uma bola de golfe, difícil né? Quem sabe surfar um pouco, mas tem uns filhos-das-mães que ficam jogando bolas de praia em você! Tome cuidado. Ei, que tal andar de patins um pouco? Belas meninas, praia bonita (tá… Parte dela) e no Gran Finale…  Bem, deixo para você descobrir se resolver jogar! Acabou? R: Negativo, ainda tem uma super BMX para você se aventurar e superar obstáculos inimagináveis.

 

Vire o rei do Half pipe!

Seja o Deus do surf nos jogos da Califórnia

E A TECNOLOGIA SEGUIA EMERGINDO

O tempo passou, e foi aparecendo novos games, novas franquias, tecnologia nova, jogos em 3D, os patrocínios ganhavam seu espaço aos pouquinhos nas telas virtuais e muita… Mas MUITA coisa mesmo surgia. Em ’98 eu já era um piloto de Fórmula 1 mais sofisticado que em Super Mônaco GP, era o Formula One 1998 para Playstation, os patrocínios são grande destaque do game. Principalmente em Interlagos: Rainha, Eletrolux, Ruffles, e até a Globo TV tinha seu logo estampado em algumas partes da pista.

Eu cheguei a correr de Kart e na Fórmula Nippon. Competi com Jeff Gordon, Dale Earnhardt jr., Michael Waltrip, Bill Elliot, Mark Martin, na categoria mais famosa nos EUA: a NASCAR. Cansado das corridas nas pistas ovais, fui para as ruas: Ridge Racer Type 4. Cenários fantásticos, músicas memoráveis, e uma adrenalina inacreditável! Carros com design jamais visto, este é o R4. Pra mim chega de corrida legal, vamos continuar correndo. Mas contra a lei! Need For Speed Porsche Unleashed. Que tal comprar um Porsche Boxter? Ah não, é apenas 3.6, um carro fraco… Comparado aos outros!

Não posso esquecer o grandioso Daytona USA. E agora? A vida nas ruas já está por fora, a moda mesmo é futebol! Winning Eleven para o Playstation, maior febre mundial. As melhores seleções que o mundo já viu reunidas num só game, e a cada novo game as seleções mudam, aparecem caras novas, uniformes mais sofisticados, mas a tensão sempre será a mesma! Do futebol, vamos para o basquete: NBA 2001 para Playstation. Pegue os melhores times que existe na galáxia: 76’ ers, Chicago Bulls, Sacramento Kings, Los Angeles Lakers. Ou então, tire um ‘’contra’’: você contra Michael Jordan!

É, o tempo passou mesmo! Ontem eu jogava Winning Eleven 5 do Playstation… e hoje estamos no 11 já, por sinal o Winning Eleven ‘’não existe mais’’, ele agora é apenas PES(Pro Evolution Soccer)No Japão, era chamado de Winning Eleven, e nos EUA de PES. Pode parecer apenas nome, mas algumas diferenças eram bem notáveis! E a série FIFA? Veio pra ficar de vez, eu odiava os jogos FIFA para Playstation, eram bem ruins. Já para o PC e Playstation 2 a coisa mudou e muito! Hoje sou mais fã da franquia FIFA do que o PES/Winning Eleven. O game FIFA 06 é o meu favorito, bem do jeito que eu gosto: Jogabilidade nota 10; gráficos nota 10; som nota 10; narração de Clive Tildslay e comentários de Andy Gray são fantásticos.

note a Sauber com Red Bull estampado no carro

Ridge Racer Type 4(R40 sempre terá cenários fantásticos e gráficos de deixar qualquer gamer de boca aberta!!!

O grande barato do NASCAR Thunder 2004 era pilotar na visão do cockpit, uma novidade espantadora!

OS GAMES HOJE

Hoje em dia a garotada quer mesmo é saber de jogar online, fazer downloads de games e adicionar novos itens aos games que já possuem. É notável a mudança dos anos 90 pra 2011:

Anos 90 – Todo fim de semana você reunia seus amigos, pedia pra mãe fazer lanches deliciosos, e passavam uma tarde inteira fazendo campeonatos de diversos games.

Várias tardes regadas a guaraná e pão com patê… claro, tirando um ”contra” com seus amigos no Winning Eleven.

2011 – Hoje você acessa a PSN, Live e afins para ver se têm alguma pessoa pra poder jogar. Se tem, ótimo!! E pouco importa quem seja, geralmente é algum gringo que você mal conhece… muitas  vezes sequer faz questão de conhecer. E pra jogatina com os amigos, você manda uma mensagem no MSN e avisa que vai estar jogando online a partir de tal hora. Cada um em sua casa, no conforto de seus sofás e a jogatina começa.

Um camarada meu me disse que para jogar MAG de modo multiplayer, precisaria ser online. E a PSN estava tendo problemas ultimamente, devido a ataques de hackers, fica difícil porque você compra um game e quer joga-lo logo, imagina a situação?

Anos 90/segunda parte – Antigamente você comprava uma fita, e logo ia jogar. Terminava o game e ia contar pros amigos. Alguns se interessavam e iam até a sua casa após a escola pra poderem jogar.

Veja este cartucho do game FIFA Soccer 97 para Mega Drive… coisa raríssima!!!

2011/segunda parte – Hoje você compra os seus games pelo Mercado Livre, ebay, fóruns de jogos e afins, o game chega em alguns dias e você o guarda pra poder jogar no fim de semana, algumas vezes nem em DVD é mais, você pode baixar direto pro seu console. Antes de comprar tal game, você baixa um demo na internet e o testa, se for bom é compra na certa, se for ruim exclui o demo e parte pra outro game.

Anos 90/terceira e última parte – Antigamente, a novidade no bairro era se o vizinho comprou um volante ou qualquer outro acessório diferente do comum joystick, seja pistola GunCom, joystick modelo de árcade, etc.

Olhem este volante, que coisa linda!!! E eu tenho o meu até hoje!!!

2011/terceira e última parte – Joysticks comuns estão sendo extintos aos poucos. A moda agora é controlar os jogos pelo Wii mote, ou pelo Move da Sony. Ou quem sabe ousar mais e partir pro Kinect da Microsoft, nem joystick existe mais!

Os video games proporcionam momentos inesquecíveis às pessoas, seja nos anos 90 com games simples e que prendem a atenção do jogador ou em 2011 com uma tecnologia hiper avançada, controlar jogos sem joystick, jogar online com pessoas do mundo inteiro.

Na imagem: PS Move, Wii Mote e Kinect(Project Natal).

‘’Este foi um singelo depoimento de um verdadeiro retro gamer. Se for assim como eu, deve participar neste exato momento do Fórum Retrogames Brasil, por que o que é bom mesmo está na memória e no saudosismo… grande abraço e até quinta-feira que vem.’’

Acesse: Retrogames Brasil

Anúncios
Esse post foi publicado em Análise de games. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s