Tem muita gente querendo o fim do DirectX

Criada para padronizar aspectos gráficos nos jogos para Windows e assim tornar o PC mais simples e estável para o desenvolvimento de jogos. Mesmo assim, o DirectX não está livre de críticas dos desenvolvedores.

 

Segundo Richard Huddy, responsável pelas equipes de desenvolvimento da AMD, “em geral temos em uma placa de vídeo top pelo menos dez vezes mais potência que um Xbox 360 ou PS3, mas é evidente que os jogos não são dez vezes melhores. Em grande parte é porque, de uma forma ou de outra, por boas e más razões – na sua maioria boas, o DirectX mete-se na frente”.

Na época de sua criação, o DirectX teve o grande papel de tornar as diferentes configurações possíveis de um PC quase invisíveis para os desenvolvedores, permitindo que eles se concentrassem no jogo em si e não nos milhares de detalhes necessários para fazer com que um jogo funcione com placas de vídeo, som, e periféricos diferentes, como acontecia nos antigos jogos de DOS. Entretanto, tornava os jogos mais lentos e limitava o desenvolvimento do hardware.

Agora que a Microsoft tem sua própria plataforma, o Xbox 360, que interesse ela terá em atualizar mais rapidamente o DirectX, tornando o PC mais competitivo?

A crítica de Huddy na verdade existe desde que o DirectX foi criado, e a sua solução é bastante simples: se as empresas que desenvolvem placas gráficas investissem mais no OpenGL, rival do DirectX, multiplataforma e de código-aberto, o DirectX já teria deixado de existir faz tempo e o OpenGL estaria sempre acompanhando de perto o desenvolvimento das placas gráficas. Mas, ao invés disto, devido a lobby da Microsoft, estas empresas na verdade escondem da comunidade detalhes mais avançados em suas placas, impedindo que o OpenGL tenha chance de concorrer com o DirectX.

Então, Richard Huddy, que tal menos hipocrisia e mais ação de sua parte? Afinal de contas, a solução dos problemas está na palma da sua mão.

Anúncios
Esse post foi publicado em Outros post's. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s