Resident Evil 3 Nemesis

Resident Evil 3: Nemesis

(em japonês: バイオハザード3 ラストエスケープ, Biohazard 3: Last Escape) é um jogo da série Resident Evil. Foi lançado originalmente para PlayStation, sendo o último jogo da série para esta plataforma. Posteriormente foi lançado para PC, Dreamcast e GameCube. Apesar de ser o terceiro jogo da série, o jogo se passa na verdade 24 horas antes de Resident Evil 2 na sua primeira parte e a segunda parte ocorrendo um dia após os eventos do segundo jogo. A história expande sobre os locais e eventos do contágio do T-Vírus em Raccoon City e conclui com o destino final da cidade e sua população infectada.

O enredo do jogo foi usado depois como base do filme Resident Evil: Apocalypse.

O jogo é fixado em Raccoon City e começa um dia antes dos acontecimentos de RE2 (28 de setembro) e termina dois dias depois (1 de Outubro). A característica fundamental do jogo é um novo inimigo: Nemesis, um modelo experimental de Tyrant programado pela Umbrella para eliminar os membros da unidade S.T.A.R.S. sobreviventes à mansão.

História
Em 28 de Setembro de 1998, Raccoon City se tornou uma “cidade zumbi”. Após os avisos dos sobreviventes do chamado “Incidente da Mansão” não serem ouvidos, aos poucos uma misteriosa doença de pele se espalhou pela cidade e transformou quase toda a população em mortos-vivos. Cabe a Jill Valentine, uma das sobreviventes, fazer sua última fuga. Mercenários em uma operação oficial da Umbrella (na verdade uma fachada para a empresa sair isenta de culpa), descem de dois helicópteros para buscar sobreviventes, mas logo são dizimados um a um. Apenas três sobrevivem: Carlos Oliveira, Mikhail Victor e Nicholai Ginovaef. Ao procurar refúgio na delegacia, Jill é surpreendida com o aparecimento de Brad Vickers, ferido e visivelmente aterrorizado. Antes que algo pudesse ser dito, Nemesis, a arma máxima da Umbrella mata Brad. Nemesis tem a missão de eliminar os sobreviventes dos S.T.A.R.S.. A criatura parte pra cima de Jill, ela é o último membro dos S.T.A.R.S. que ainda estava na cidade, mas a morena consegue fugir. Jill e Carlos fogem da cidade, graças a ajuda de Barry Burton, que os resgata de helicóptero.

Dependendo das ações do jogador, Nicholai pode viver ou morrer. Porém, um arquivo de RE: Survivor, sugere que deixá-lo viver é o final verdadeiro.

Extras de Nemesis
No Modo Hard, cada vez que você tirar Nemesis do combate ganhará peças de armas ou estojos de remédios. Os seguintes itens são:

1. No primeiro confronto ganha-se parte de uma pistola Eagle 6.0.

2. A segunda parte da Eagle 6.0. Ao pegar as duas partes obtêm-se uma pistola capaz de eliminar mais facilmente os zumbis, sendo melhor que a escopeta pega no início do jogo.

3. Uma mochila com três sprays.

4. Parte de uma escopeta de cano cerrado, a M37.

5. Última parte da escopeta M37. Essa escopeta recarrega mais rápido do que a Benelli, é uma opção usá-la depois de obtê-la.

6. Uma mochila com três sprays. Quando enfrentá-lo pela sexta vez, escolha a opção “use the cord”, assim você poderá enfrentá-lo e pegar a mochila com os sprays.

7. Estojo de munição infinita. Com esse estojo você pode tornar uma arma, à sua escolha, infinita.

Obs: caso você evitar um confronto sequer, não ganhará o estojo de munição infinita.

Jogabilidade
Ao contrário dos dois jogos antecessores (nos quais o jogador podia optar por qual personagem jogar), o jogo incorpora quase sempre Jill Valentine, havendo apenas um curto período em que o jogador controla o mercenário Carlos Oliveira. Em alguns pontos do jogo, a tela se torna negativa (inverte-se as cores) e é possível escolher entre duas ações possíveis, alterando o enredo que a história tomará. O tempo para fazer a escolha é limitado antes de o jogador enfrentar o adversário ou a situação.

Resident Evil 3 incorpora uma evasiva de emergência que permite ao jogador evitar os ataques inimigos, ou empurrar os zumbis se o jogador pressionar o botão de ação haverá uma segunda prévia que ataca o inimigo. O jogador também pode rodar sobre si em 180 graus, pressionando rapidamente o botão para trás, juntamente com o botão de correr.

Muitas armas estão disponíveis durante o jogo, cada um com suas vantagens e desvantagens. Existem algumas pequenas melhorias, em comparação aos jogos anteriores. Outra novidade é o Lança Granadas. Essa arma pode usar granadas que reforçam a sua capacidade de atingir os inimigos, usando quatro tipos de munições: normal, gelo, ácido e fogo. Os jogadores também podem disparar nos barris de petróleo ou bombas colocadas em determinadas áreas obtendo pequenas explosões que podem acabar com um pequeno grupo de inimigos.

O jogo também inclui um sistema de criação de novas munições, que fabrica munições mais potentes a partir das munições padrões, em conjunto com um instrumento próprio para criação de munições. Ou a criação de munições normais através da combinação de vários tipos de munições entre si. Após criar algumas vezes uma mesma munição, Jill ganha experiência para criar munições explosivas.

Nemesis, o novo inimigo, tem capacidades semelhantes às de Jill, e também é o primeiro monstro capaz de cruzar portas de uma área para outra atrás do jogador. A criatura aparece várias vezes durante o jogo, em momentos-chave, combates finais, e ocasional durante as explorações na cidade.

Personagens

Jill Valentine (Policial)
Após os acontecimentos ocorridos há três meses, a jovem já é considerada uma veterana ao lidar com situações incomuns. Ela tentará escapar da cidade a qualquer custo, e, para isso, unirá forças com os soldados da Umbrella. No entanto, não será tão fácil como se pode imaginar, já que há uma criatura mais mortal do que todas já enfrentadas caçando justamente os S.T.A.R.S.

Carlos Oliveira (Operativo da Umbrella – UBCS)
O mercenário está trabalhando para o Serviço de Medidas Especiais de Bio-Perigo Umbrella (UBCS). Duas equipes são enviadas a Raccoon City para salvar os sobreviventes (Operação Chacal Enfurecido), mas não imaginavam o que teriam que enfrentar. Sendo o único sobrevivente de sua equipe, e um dos únicos de toda a operação, Carlos terá que unir forças com Jill, que parece estar mais preparada para tudo o que está havendo na cidade.

Mikhail Victor (Operativo da Umbrella – UBCS)
Sobrevivente da Operação, ele está bem ferido quando Jill o encontra. Mikhail é o oposto de Nicholai, e pensa sempre em equipe, tanto que se sacrifica para que Jill e Carlos possam fugir de Nemesis. Deflagrou uma granada para atrasar Nemisis, dando a Carlos e Jill a chance de fugirem.

Nicholai Ginovaef (Operativo da Umbrella – UBCS)
Ginovaef é o sargento de sua equipe (do primeiro pelotão, ao todo são dois), o que significa que os outros membros dessa equipe têm que seguir as suas ordens. Porém, seu jeito cínico as vezes chega a ser bastante irritante. Nicholai quer sempre estar a frente de todos, nunca dá satisfações e também não pensaria duas vezes em sacrificar um colega para se salvar. Foge num helicóptero roubado do laboratório desativado da Umbrella.

Nemesis
Nemesis aparece em três formas durante o jogo: Nemesis (a primeira forma, com uma espécie de sobretudo de couro); Tentacle Nemesis (sem a parte de cima da roupa, onde seus tentáculos ficam expostos); e sua última forma (quando consome sangue de um Tyrant e se transforma em um monstro maior e mais resistente).

Brad Vickers (Policial)
Brad já é conhecido desde o primeiro RE por ser o piloto que abandona seus companheiros, e mais tarde, volta para salvá-los. Em RE2, aparece apenas como um zumbi, mas em RE3 (que se passa 24 horas antes dos eventos de RE2), ele ainda está vivo. Brad aparece desesperado dizendo que uma criatura enorme o está seguindo como uma sombra. Amedrontado, ele corre por toda a cidade em busca de um lugar seguro. É morto na frente de Jill por Nemesis.

Dário Rosso (Escritor amador)
Rosso é um cidadão comum de Raccoon City que sempre almejou ser um grande escritor. Apavorado, porém teimoso, ao encontrar Jill, recusa-se a deixar a cidade, pois acredita que sua filha ainda esteja viva, e quer encontrá-la a qualquer custo. É morto num ataque de vários zumbis. Uma curiosidade é que depois de um tempo se você voltar ao armazém, verá uma mulher correndo de um zumbi, ao tentar entrar no local, a mulher estará morta caída ao lado do zumbi.

Murphy Seeker (Operativo da Umbrella – UBCS)
Murphy foi infectado pelo T-Vírus, e pode se transformar em um zumbi a qualquer momento. Desesperado, ele implora para ser morto.

Tyrell Patrick (Operativo da Umbrella – UBCS)
Tyrell é o sargento do segundo pelotão, que fora todo dizimado. Sua aparição é quase despercebida, no hospital da cidade. É ele quem começa a desconfiar de que há algo errado nesta operação e é o primeiro a provar da frieza de Nicholai, que o mata a sangue frio.

Descrição das Mortes
Brad Vickers – perfurado por um tentáculo de Nemesis;
Murphy Seeker – infectado, posteriormente morto à tiros;
Mikhail Victor – morto numa explosão de granada;
Dário Rosso – morto por zumbis;
Tyrell Patrick – suicídio;
Nicholai Ginovaef – morto por nemesis em seu estagio aprimorado numero dois.

Produção
Resident Evil 3 foi originalmente planejado para ser uma parte da história da série com o título do Biohazard 1.9 (embora anteriormente o jogo também usou o título alternativo Biohazard 2.1).

O jogo foi desenvolvido utilizando o mesmo jogo motor de jogo do Resident Evil 2.

Histórico de lançamento
Tem havido três versões de Resident Evil 3 desde a primeira versão para o PlayStation para as seguintes plataformas: Sega Dreamcast, PC e Nintendo GameCube. A versão PC permite ao jogador escolher vestimenta de Jill no principal jogo desde o início, sem recorrer à Boutique. Existem dois equipamentos adicionais que não há na versão PlayStation. O mini-game “The Mercenaries: Operation Mad Jackal” também está disponível desde o início, com a função de destacamento acrescentado pontuação em linha sobre o site oficial da Capcom (uma vez que este recurso tem sido interrompido). A versão Dreamcast incluem trajes desde o início com novos acréscimos, também apresentando a vantagem de permitir que os jogadores possam ver sua saúde através de um VMU. A versão GameCube é uma conseqüência direta da transferência da versão PlayStation sem adição de outros elementos de uma maior framerate para FMV cenas.

Pós-jogo
Epilogues
Toda vez que você terminar o jogo no modo Hard, você ganhará um Epilogue. Termine o jogo 8 vezes, para obter todos.

Mini-Game
The Mercenaries – Operation Mad-Jackal
Nesse jogo secreto, você pode jogar com Carlos, Mikhail ou Nicholai. Cada um deles tem armas, munições e itens de vida limitados. Seu objetivo é chegar à sala marcada no mapa, que é a primeira sala de salvamento do jogo. Você terá 2 minutos pra chegar até lá, e a cada zumbi eliminado você ganha alguns segundos a mais, além disso, pode ganhar mais munições e itens de vida, a cada pessoa que salvar. No final, você recebe sua recompensa, de acordo com o total de tempo e de sobreviventes salvos. Esse dinheiro serve para comprar armas (com munição infinita) que facilitam o jogo com Jill.

Roupas
Na versão para Dreamcast é possível escolher a roupa dos personagens no início do jogo, mas nas versões para PlayStation e GameCube é preciso terminar o jogo. Cada vez que termina é liberada um novo grupo de roupas de acordo com o seu desempenho, liberando todas de uma só vez ao terminar com A (S na versão japonesa).

Jill’s Diary (Diário da Jill)
Para habilitar o Diário da Jill, é preciso que você pegue todos os arquivos do jogo seguindo uma determinada ordem.

Epílogos
Os epílogos são arquivos que contam um pouco do que aconteceu com alguns dos personagens fundamentais da série. Você os adquire cada vez que termina o game no modo Normal.

Jill Valentine
Após fugir da cidade, Jill procura Chris Redfield. Entretanto, tudo que ela encontra é seu apartamento vazio. No chão, estava uma faca similar à dele. Jill continua com esperanças porque acredita firmemente que Chris esteja vivo. Ela o procurará até encontrar, para eles então pôrem um fim na Umbrella…

Chris Redfield
“Por favor, me perdoe, Claire.” Chris Redfield termina sua carta com essa observação. Assim que retirou seus óculos escuros, uma garota passou por ele bem devagar. “Ela parece ter a mesma idade de Claire”, ele pensa. Pouco tempo depois, Chris descobre que sua irmã estava procurando por ele, mas foi presa, fato que inicia a historia de code veronica.

Barry Burton
Barry Burton olha pra suas jovens filhas e diz, “Desculpem, mas meus camaradas estão precisando de mim.” Ele sabe que deve retribuir por seus colegas perdoarem sua traição. Mesmo que isto signifique deixar sua família agora. Sua esposa tenta esconder o medo, ela sorri e diz, “Não se preocupe. Nós ficaremos bem…”

Leon Scott Kennedy
Leon é confrontado por um agente do governo americano. Leon diz, “Deixe Sherry em paz. Ela é inocente.” “Ela sabe muito”, o homem responde. Ele olha para Leon e diz, “Mas você tem valor. Este é um bom acordo. Faça sua escolha.” Sem lamento ou hesitação, Leon fecha seus olhos e, então, claramente responde…

Claire Redfield
“Deixe-nos em paz”. Claire Redfield não conseguia acreditar nas palavras de Leon. Ele continuou, “Você está procurando por seu irmão, certo? Então vá!”. Claire sabia que Leon e Sherry precisavam de cuidados médicos imediatos, mas não podia mais perder tempo. “Eu vou voltar. Prometo!” Ela disse, sumindo no horizonte…

Ada Wong
Uma mulher se olha no espelho. Ela costumava ser chamada de Ada Wong… mas nesta manhã ela dirá adeus a este nome. “Eu não sou mais Ada Wong…” Ela sente seu machucado no abdômen e pensa, “Esta é uma cicatriz da Ada, não minha”. E ao dizer adeus a Ada Wong, ela não consegue conter suas lágrimas. Entretanto, ela não tem muito tempo antes de sua próxima missão…

Sherry Birkin
“Você tem algum parente?” Quando o oficial do exército lhe perguntou, Sherry Birkin não respondeu por não ter parentes neste momento. Seus pais morreram por causa do G-Vírus. E assim, esta pequena garota se abraça e morde firmemente os lábios. Ela pensa: “Eu tenho certeza que ela vai voltar. Ela não esquecerá de mim…”

Hunk
“Mais uma vez, só você sobreviveu, Sr. Morte”, o piloto do helicóptero fala com um frio rancor. “Sempre, só você sobrevive, Sr. Morte”, o piloto continua. Mas Hunk não responde nada. Ele não se importa. “A Morte não pode morrer…” o sobrevivente pensa sozinho, com um caloroso sorriso…”

Imagens do jogo

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Análise de games. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s